Nossas publicações



Atendendo ao nosso propósito de divulgar as pesquisas que são realizados pelos alunos o Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da UFF estamos submetendo ao jornal O Fluminense artigo para a seção opinião denominada PONTO DE VISTA (http://www.ofluminense.com.br/taxonomy/term/1) artigos que trazem para o grande públicos questões sobre problemas e soluções para realizar a inclusão social de pessoas com necessidades especiais.

Os artigos até então publicados foram:

18/09/2014 - Português: a segunda língua do surdo por Helena Carla Castro, Professora Associada do Instituto de Biologia da UFF e Mariana da Cunha T. SouzaProfessora de LIBRAS da Coordenação da Educação a Distância da UFF.

http://www.ofluminense.com.br/editorias/opiniao/ponto-de-vista-portugues-segunda-lingua-do-surdo 

 


02/10/2014 - Aprendizagem na cegueira congênita por Luiz Andrade, Professor Associado do Instituto de Biologia da UFF e Garrolici Alvarenga, Professora da Secretaria de Educação de Macaé.

http://www.ofluminense.com.br/editorias/opiniao/ponto-de-vista-aprendizagem-na-cegueira-congenita 

 

29/10/2014- O esconde-esconde das altas habilidades por Lucia de Melo e Souza Lehmann, Professora da Faculdade de Educação da UFF e Renata Siqueira Teixeira Borba, aluna do Curso de Mestrado Profissional Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.

http://www.ofluminense.com.br/editorias/opiniao/ponto-de-vista-%C2%84-o-esconde-esconde-das-altas-habilidades 

 

05/11/2014 - Os jogos e a deficiência intelectual por Cristina Lúcia Maia Coelho, Professora Associada da Faculdade de Educação UFF e Aimi Tanikawa de Oliveira, Professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói / Assessoria de Educação Especial.

http://www.ofluminense.com.br/editorias/opiniao/ponto-de-vista-os-jogos-e-deficiencia-intelectual 

 

04/12/2014- Matemática: vida e sentimento por Rejany dos Santos Dominick, ​Professora da Faculdade de Educação da UFF e Camila Matheus Rodrigues da Silva, Professora do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho.


11/12/2014-  Tecnologia Assistiva por Edicléa Mascarenhas Fernandes, Professora da UERJ e da UFF e Suellen da Rocha Rodrigues Professora de Educação Especial da Rede Privada.


18/12/2014- O surdo, a emoção e a criatividade na arte por Luiz Antonio Botelho Andrade, Professor do Instituto de Biologia da Uff e Noemi Beneques Horowicz, Professora de Artes Visuais, Instituto Nacional de Educação de Surdos.
http://www.ofluminense.com.br/editorias/opiniao/ponto-de-vista-o-surdo-emocao-e-criatividade-na-arte


07/05/2015 - Biblioteca Universitária e Novas Tecnologias por Fabiana Leta, Professora do Departamento de Engenharia Mecânica da UFF e Sandra Filgueiras, Bibliotecária da UFF e Aluna do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão da UFF.


http://www.ofluminense.com.br/editorias/opiniao/ponto-de-vista-biblioteca-universitaria-e-novas-tecnologias


2 comentários:

  1. Pretendemos expandir esses Pontos de Vista e publicá-los sob a forma impressa e em audiolivro para atender as pessoas da forma mais abrangente possível,

    ResponderExcluir
  2. Publicamos 4 artigos e vamos submeter mais 4 até o fim do ano. Confiram!

    ResponderExcluir